REGULAMENTO
PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS
SEMANA
ACADÊMICA DE BELAS ARTES – 2013
26 A
30 DE AGOSTO
A
comissão organizadora da III Semana Acadêmica de Belas Artes, Diretório
Acadêmico Baptista da Costa (DABC) torna público o presente documento e convida
os estudantes da graduação a submeterem propostas de trabalho para serem
apresentados na SABA III, sob o tema “Identidade:
A arte na construção de sujeito e cultura” que ocorrerá entre 26 e 30 de
agosto de 2013.
1. PROCEDIMENTOS
PARA ELABORAÇÃO DOS TRABALHOS
Serão
selecionados os trabalhos que estiverem de acordo com a temática da III SABA: “Identidade: A arte na construção de sujeito
e cultura”.
Entende-se
por identidade o conjunto de características que, reunidas, possibilitam
distinguir cada ser, seja ele um indivíduo, um objeto ou até uma entidade
abstrata, como um meio social, uma nação ou o espírito de um tempo. Cada um de nós constrói, ao longo de nossas
experiências, o sentimento da presença de uma identidade que nos separa
enquanto seres individuais e nos conecta a um coletivo, através de
manifestações culturais que se desenvolvem pela interação. Neste processo as
artes atuam como parte de uma cultura, na construção de ideias individuais e
coletivas sobre o passado, o presente e o futuro através de imagens, sejam
visuais, sonoras, literais, etc. Seja no sentido étnico, de gênero, cultural,
nacional, social ou histórico, a arte desempenha papel fundamental na formação
de identidade.
A
adequação ao tema consiste em critério de seleção. Os trabalhos enviados serão
analisados por Comissão Avaliadora, formada por docentes do Dartes – ICHS, com intuito de verificar se os
trabalhos inscritos se adéquam a problemática da III SABA, e de fazer a seleção
dos trabalhos, caso o número de inscritos seja superior ao número de vagas para
apresentações discentes.
As
inscrições serão classificadas em 3 categorias: Agente; Suporte e Ouvinte.
Todos os inscritos receberão um certificado de participação de acordo com a
forma de envolvimento no evento, desde que cumpram as exigências específicas de
cada categoria. A inscrição de trabalhos é gratuita.
2.ESPECIFICAÇÕES
DOS PROJETOS – AGENTE
Para
realizar a inscrição como Agente, o interessado deve enviar um e-mail para agente.saba3@gmail.com até o dia 04 de Agosto, até às 23h59min, seguindo as indicações para cada
tipo de inscrição.
Com
exceção do item 2.3 (Artes Plásticas/ Visuais para Exposição Coletiva) no qual
o prazo de inscrição vai até o dia 16/08, todas as outras inscrições se
encerram no dia 04/08.
2.1 Seminários de
Pesquisa em Arte / Arte-Educação
-
O Agente deverá preencher a “Formulário de Inscrição SPA” e enviar para o
e-mail agente.saba3@gmail.com seguindo as instruções abaixo.
Se houverem imagens, as mesmas devem estar dentro do resumo, o limite máximo é
de 4 imagens por resumo. No e-mail deve conter apenas 1 (um) anexo (Formulário
de Inscrição SPA). Instruções para envio do e-mail de inscrição:
·
Endereço: agente.saba3@gmail.com
·
Assunto: categoria na qual se encaixa o
trabalho (COMUNICAÇÃO) e título;
· Corpo do e-mail: Nome completo do(s) autor(es);
Número(s) de matrícula; Curso; Período; E-mail; Telefone para contato; Título
do trabalho;
-
As apresentações serão feitas na modalidade ORAL. O arquivo com a apresentação
do trabalho em slides deve ser entregue em PEN DRIVE, antes da
apresentação, ao monitor responsável pelo evento. Cada apresentação deverá ser
feita em, no máximo 20 minutos. Os apresentadores do trabalho deverão
comparecer ao local de apresentação com, no mínimo, 30 minutos de antecedência
do horário previsto para as apresentações orais.
2.2 Audiovisual
-
O Agente deverá preencher a “Formulário de Inscrição Audiovisual” e enviar para
o e-mail agente.saba3@gmail.com seguindo as instruções abaixo. No
e-mail deve conter apenas 1 (um) anexo (Formulário de Inscrição Audiovisual). Instruções
para envio do e-mail de inscrição:
·
Endereço: agente.saba3@gmail.com
·
Assunto: categoria na qual se encaixa o
trabalho (AUDIOVISUAL) e título;
· Corpo do e-mail: Nome completo do(s) autor(es);
Número(s) de matrícula; Curso; Período; E-mail; Telefone para contato; Título
do trabalho; Link para site ou conta em que se encontra o projeto.
-
Os projetos de audiovisual serão apresentados na modalidade ORAL. O arquivo com
a apresentação do vídeo (animação, documentário e etc.) deve ser
entregue em PEN DRIVE, antes da apresentação, ao monitor responsável pelo
evento. Cada apresentação deverá ser feita em, no máximo, 20 minutos. Os
apresentadores do trabalho deverão comparecer ao local de apresentação com, no
mínimo, 30 minutos de antecedência do horário previsto para as apresentações.
2.3 Artes
Plásticas/Visuais para Exposição Coletiva.
-
O Agente deverá e enviar e-mail para agente.saba3@gmail.com seguindo as instruções abaixo.
Cada aluno poderá inscrever apenas 1 (um) trabalho. Os trabalhos inscritos
ficarão expostos durante a Semana Acadêmica, do dia 26 a 30 de Agosto, nos
espaços reservados pela Comissão Organizadora dentro da universidade. Instruções
para envio do e-mail de inscrição:
·
Endereço: agente.saba3@gmail.com
·
Assunto: categoria na qual se encaixa o
trabalho (EXPOSIÇÃO) e nome artístico;
·
Corpo do e-mail: Nome completo do(a)
expositor(a); Número de matrícula; Curso; Período; E-mail; Telefone para
contato; Título do trabalho; E imagem da obra inscrita (fotografada ou
scaneada);
·
Dados técnicos do trabalho: No corpo do e-mail, o expositor
deve informar a técnica/suporte, dimensões e ano em o trabalho foi realizado.
-
Ao fazer a inscrição, o expositor estará ciente de todas as regras do Edital e
do Regulamento, autorizando a exposição das obras durante a Semana Acadêmica.
2.3 Oficinas
-
O Agente deverá preencher a “Formulário de Inscrição Oficinas” e enviar para o
e-mail agente.saba3@gmail.com seguindo as instruções abaixo.
Se houverem imagens, as mesmas devem estar dentro do resumo, o limite máximo é
de 4 imagens por resumo. No e-mail deve conter apenas 1 (um) anexo (Formulário
de Inscrição Oficinas). Instruções para envio do e-mail de inscrição:
·
Endereço: agente.saba3@gmail.com
·
Assunto: categoria na qual se encaixa o
trabalho (OFICINA) e nome da oficina;
· Corpo do e-mail: Nome completo do(s)
oficineiro(s); Número(s) de matrícula; Curso; Período; E-mail; Telefone para
contato; nome da oficina;
· Dados técnicos da oficina: No corpo do e-mail, o
oficineiro deve informar o número máximo de participantes da oficina; duração
(3h ou 6h); necessidades estruturais e especificidades.
-
As oficinas serão ministradas em dias e horários estabelecidos pela Comissão
Organizadora. No caso de oficinas cuja duração é de 3h, a mesma será realizada
em 1 (um) dia. No caso de oficina de 6h, serão reservados 2 dias. Todas as
oficinas inscritas serão agendadas para o turno da manhã. Os oficineiros deverão comparecer ao local reservado
para a oficina com, no mínimo, 30 minutos de antecedência do horário previsto
pela Comissão Organizadora.
3. ESPECIFICAÇÕES –
SUPORTE
Para
realizar a inscrição como Suporte, o interessado deve enviar um e-mail para suporte.saba3@gmail.com até o dia 04 de Agosto, até às 23h59min.
4.1 Monitoria /
Arquivo Vivo
Instruções
para envio do e-mail de inscrição:
· Endereço: suporte.saba3@gmail.com
· Assunto: categoria na qual deseja
trabalhar (MONITOR ou ARQUIVO VIVO) e nome completo;
· Corpo do e-mail: Nome completo; Número(s) de
matrícula; Curso; Período; E-mail; Telefone para contato; Disponibilidade de
horários (ex.: manhã, tarde, noite – das X às X horas).
Os formulários de Inscrição podem ser solicitados através do e-mail: ufrrj.dabc@gmail.com
1 comentários:
Postar um comentário